Trabant - foi um automóvel produzido pela Sachsenring em Zwickau, na antiga Alemanha Oriental, a República Democrática da Alemanha (RDA), entre 1957 e 1991.
O Trabant (companheiro de viagem em alemão) ou Trabi, como era carinhosamente chamado pelos alemães, tinha uma carroceria de plástico, que era similar à fibra de vidro, mas de fabricação mais barata e viável para larga escala, mas não era reciclável, o que resultou em um problema nos anos 90: como eliminar as velhas carrocerias abandonadas? O problema acabou exigindo o desenvolvimento de um fungo
específico para essa função. Detalhe: Não se deve forçar a sua
carroceria, pois como ela é de fibra, se colocar uma carga além de sua
capacidade, ele literalmente parte em dois. Revelando a obsolência do
carro e como se evitava gastar, evidentemente, em uma sociedade
socialista, com bens de consumo. Uma curiosidade: Quando o muro de
Berlim caiu em 1989, os donos dos trabants os deixavam nas ruas, pois ao
verem como eram atrasados seus donos os rejeitavam. Mas sua carcaça era
feita com uma fibra especial, e tiveram que criar um novo tipo de fungo
capaz de destruí-la, caso não fosse feito isso, ele não se
deterioraria.
O desempenho não era o forte do Trabant, que atingia uma velocidade máxima de 100 km e acelerava de 0 a 80 em 20s, apesar de pesar apenas 615kg. Por outro lado, fazia cerca de 11 km/l na cidade e 14 na estrada. Em seu ritmo lento, naturalmente.
Veja mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabant
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